quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O HOMEM DO FUTURO (2011)

Feriado com muuuuita chuva em Florianópolis, shoppings lotaaaados... Mas tudo isso combina com cineminha e pipoca. Então fomos nós assistir ao nacional "pero no mucho" O Homem do Futuro, com Alinne Moraes e o fantástico mutante Wagner Moura. Digo "pero no mucho" porque a história, na verdade, é um mix de alguns temas já tratados em Hollywood. Assim como na aventura ficção científica A Máquina do tempo (2002), Zero (Wagner Moura, Tropa de Elite 2) é um cientista que, motivado por uma mulher, está em busca de um experimento extraordinário e acaba voltando no tempo. Ref(v)erenciando o clássico De volta para o futuro (1985), quando tem a oportunidade de encontrar a si próprio e mudar sua vida, ele descobre que isto não é tão simples assim. O cientista entende que algumas coisas não devem ser mudadas, como em tantos outros filmes: Efeito borboleta (2004), De repente 30 (2004) etc. E acredite, estes clichês nas mão de Cláudio Torres renderam uma delícia de comédia - ficção científica.
A fita tem várias sacadas legais, como os trajes, os hábitos e os celulares de 1991, ano para o qual Zero volta. E outras tantas piadinhas sobre os acontecimentos dos últimos 20 anos como o Impeachment do Presidente Collor, o atentado de 11 de setembro e a morte de Michael Jackson.
No elenco, destaco mais uma atuação excepcional de Wagner Moura, que interpreta muito bem, sem caricaturar, cada fase de Zero.
A parte técnica, excetuando-se um errinho de edição e de continuidade, é muito bem feita. Os efeitos visuais, que impressionam, incluem um prédio criado em computação gráfica. A trilha sonora é muito legal, não há quem não saia cantarolando Tempo Perdido. Parabéns ao diretor e  a toda equipe que conduziram cinema, não um capítulo extenso de novela, como outros filmes nacionais.
Resumindo, O Homem do futuro é uma releitura do passado: inteligente montagem de vários clichês, com uma pitada de comédia romântica, nada pastelão.
Assista ao trailler:



Nenhum comentário:

Postar um comentário