terça-feira, 20 de setembro de 2011

TROPA DE ELITE 2 (2010)

Tropa de Elite 2 é a continuação do homônimo de 2007, vencedor do Urso de Ouro de Berlim. Se no primeiro a ênfase era na procura e na formação do substituto do herói Capitão Nascimento, oficial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que disseminou vários jargões como "pede pra sair"e "põe na conta do Papa", este segundo fala de um problema bastante em voga na mídia brasileira após a morte da Juíza Patrícia Acioli: as milícias. Nascimento agora é Tenente Coronel da Reserva e atua na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, onde descobre um terrível esquema, composto incluse por colegas de farda.
Para a cerimônia em fevereiro da entrega do Prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar 2012, esta trama percorreu metade do caminho nesta terça-feira. Tropa de Elite 2 foi o filme escolhido pela Comissão Especial de Seleção, formada pela secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, dentre outras autoridades, para passar (ainda) pela seleção do colegiado da Academia.
Entre outros filmes que disputavam a vaga estavam: Bruna Surfistinha, VIPS, Assalto ao Banco Central. Foi unânime a decisão da Comissão. Tirando VIPS, por causa e exclusivamente do seu protagonista, que, diga-se de passagem, é o mesmo ator protagonista de Tropa de Elite 2, não tinham a menor chance. Eu teria "pedido para sair".
Por falar em protagonista, o Tenente Coronel Nascimento, vivido pelo melhor ator da atualidade do Brasil, Wagner Moura (O Homem do Futuro), é só o primeiro ponto positivo do longa-metragem. Quem conhece o cotidiano de um quartel identifica facilmente seus trejeitos e seu linguajar. Impecável. E quem não conhece consegue perfeitamente imaginar alguém como Nascimento. Não só Nascimento, como tantas outras figuras presentes na fita: o político defendedor dos direitos humanos, o repórter sensacionalista, políticos comprando votos... Todos compostos de forma magistral.
A montagem não cronológica é muito legal; provoca a plateia ao mudar suas expectativas. A trilha sonora dita o ritmo do longa.
De brinde, observe a hora em que Nascimento chega a uma churrascaria, quem faz uma ponta : Rodrigo Pimentel, ex-policial militar, coautor do livro Elite da Tropa que deu origem ao filme, e hoje, comentarista da Rede Globo.
Se Tropa de Elite 2 conseguir ser indicado a melhor filme estrangeiro coroará este momento que nós brasileiros vivemos, de intolerância a corrupção.

Agora o bicho vai pegar!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário