Este filme é a grande estreia da semana nos canais de TV por assinatura, mais precisamente na rede HBO. Trata de uma trama inédita (acredito eu): Leo DiCaprio vive o agente Cobb, que lidera uma turma que domina a arte de entrar nos sonhos das pessoas e roubar ideias e segredos empresariais. Só que desta vez, eles serão contratados para implantar uma ideia, daí o nome do filme em inglês, The inception, ou o início, a criação, o começo.
A Origem é dirigido pelo ótimo Christopher Nolan do igualmente louco Amnésia (2000), do instigante O Grande truque (2006) e dos novos macabros Batman Begins (2005), Dark Night (2008) e Dark Knight Rises, este último com estreia prevista para 2012. Como é possível observar pela filmografia do diretor, o cara é fera em conduzir montagens e flashbacks, de forma que se o espectador piscar, perde o fio da meada.
O filme é rápido, apesar das duas horas e vinte e oito minutos, e visualmente impressionante. Não é a toa que levou metade das oito estatuetas que concorreu no Oscar® de 2011, competindo inclusive na categoria Melhor Filme e conquistando os prêmios de melhor fotografia e melhores efeitos visuais.
Além disso, a fita é cheia de sacadas: uma das canções que compõe a trilha sonora é da cantora Piaf, que já foi interpretada nas telonas por Marion Cotillard, que também faz parte do elenco; o nome de Ariadne, uma jovem contratada para compor a equipe como "arquiteta dos sonhos", é uma referência a figura mitológica grega que salava seu amor, o herói Teseu, de um labirinto indecifrável quando este foi mandado como sacrifício ao Minotauro. O nome também é uma referência para a criação de Hugo von Hofmannsthal do mito para a ópera de Richard Strauss Ariadne auf Naxos. A ópera é um teatro no teatro, assim como o filme é um sonho dentro de um sonho.
Infelizmente não há cenas extras durante ou após os créditos que esclareçam o final do filme, só nos restando torcer por uma continuação.
Asssita ao trailler:
Nenhum comentário:
Postar um comentário